Crescimento capilar: como acelerar e alimentos que ajudam o cabelo a crescer mais rápido
Autor: Patrícia Lessa
Publicado em:

O crescimento capilar nada mais é do que os cabelos saudáveis que crescem de 1 cm a 1,5 cm por mês. Resultado de uma rotina com cuidados diretos nos fios, boa alimentação e, se necessário, suplementação com vitaminas.
Tudo isso contribui para que o seu cabelo cresça rápido. Continue a leitura para entender como funciona o crescimento dos seus fios, cronograma capilar ideal e os alimentos que não podem faltar na sua dieta.
Como funciona o crescimento dos fios?
Segundo um estudo publicado no Journal of Clinical Medicine, da MDPI, os fios de cabelo passam por três fases principais antes de caírem naturalmente:
- Fase anágena: momento em que o cabelo cresce ativamente e ocorre o aumento do comprimento dos fios;
- Fase catágena: período de transição em que os fios param de crescer;
- Fase telógena: momento em que os fios antigos caem para dar lugar aos novos que estão em crescimento.
Essas fases fazem parte do ciclo natural capilar e podem ser influenciadas por fatores genéticos, hormonais e ambientais.
Fonte: Natarelli et al., 2023 – MDPI Journal of Clinical Medicine
A boa notícia é que o crescimento do cabelo pode ser estimulado com ativos como Imunexidil IH™ (Óxido Diaminopirimidina) e Scalp Shield Booster™.
Esses ingredientes favorecem a permanência dos fios por mais tempo na fase anágena (fase de crescimento). Eles também reduzem a fase catágena (fase de regressão) seja menor.
Com isso, os fios antigos ganham comprimento e os folículos são ativados para estimular o crescimento de cabelo onde caiu.

Por que o meu cabelo demora a crescer?
O principal fator é a sua genética. Ela determina a duração da fase anágena e, consequentemente:
- o comprimento máximo que seu cabelo pode atingir;
- a espessura dos fios;
- a velocidade média de crescimento.
Mas existem outros fatores que impactam. Fique atento a sua alimentação, evite o estresse e procedimentos que quebram os fios.
Como fazer o cabelo crescer onde caiu?
O cabelo pode voltar a crescer onde caiu se o folículo ainda estiver vivo. Mas calma que tem solução: se ele estiver inativo, existem tratamentos que podem reativar a produção do fio.
Quedas recentes ou causadas por fatores reversíveis como estresse, deficiência nutricional, alterações hormonais e inflamações temporárias, têm alto potencial de recuperação.
No entanto, se o folículo foi destruído por cicatrizes, ou danos irreversíveis, o crescimento natural não é possível. Estes casos necessitam de soluções como transplante capilar.
Um primeiro passo é seguir o cronograma capilar de crescimento acelerado, usando produtos que renovam os folículos. Confira nossas dicas abaixo!
Cronograma de crescimento capilar acelerado
Para que seus cabelos cresçam mais rápido e saudáveis, é fundamental seguir um cronograma de crescimento capilar.
O primeiro passo é escolher produtos de qualidade adequados para o seu tipo de seu cabelo. Ou seja, secos, normais ou oleosos.
1. Higienização dos fios
O primeiro passo é lavar os cabelos corretamente. Isso é tão importante quanto o cronograma capilar em si.
Use shampoos que limpem sem agredir. Ao aplicar, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos em movimentos circulares. Isso vai ativar a circulação sanguínea, levando mais nutrientes e oxigênio para a raiz dos cabelos.
Uma vez por semana, você pode usar um shampoo de limpeza profunda para tirar aqueles resíduos mais difíceis.
2. Hidratação capilar
Outro passo importante do cronograma capilar é a hidratação. É esse processo que devolve a água aos seus fios e evita que eles fiquem quebradiços.
É muito fácil e pode ser feito durante o banho:
- Após lavar apenas com shampoo, aplique uma máscara hidratante;
- Vá enluvando mecha por mecha;
- Deixe agir por cerca de 20 minutos;
- Enxágue a máscara e aplica o condicionador.
A hidratação deve ser feita pelo menos 2 vezes na semana, intercalando com o próximo passo que é a nutrição.
3. Nutrição capilar
A nutrição repõe os lipídios (gorduras) do cabelo e cria uma barreira protetora que mantém a hidratação e dá brilho. É aqui que entram os óleos!
Você pode usar máscaras nutritivas ou umectar os fios com óleos vegetais pelo menos 1 vez na semana.
4. Reconstrução capilar
Chegamos então à última parte do cronograma de crescimento: a reconstrução capilar.
Essa etapa deve ser feita apenas 1 vez por mês com produtos como ampolas de queratina, proteínas hidrolisadas e aminoácidos como cisteína e arginina. Também é bem simples:
- Lave o seu cabelo apenas com shampoo;
- Aplique a ampola mecha por mecha, evitando a raiz;
- Deixe agir por 20 minutos;
- Enxágue e aplique o condicionador;
- Finalize como de costume.
Conheça a Linha Reconstrutora da ImuneHair!
5. Estimular o crescimento de novos fios
Quer potencializar ainda mais o seu cronograma capilar de crescimento? Use produtos específicos para estimular a atividade dos folículos e evitar a queda dos fios.
Você pode começar testando um condicionador e shampoo antiqueda. Depois, incluir tônicos e máscaras capilares.
Qual o melhor tônico para crescimento capilar?
O melhor tônico capilar é aquele que age diretamente na raiz dos fios e tem uma fórmula rica em ativos dermatologicamente testados.
Nossa dica é o Tônico UltraResistance da Imunehair. O diferencial aqui está nos ingredientes que estimulam o ciclo do crescimento capilar.

Um deles é o AnagenPro™ que age em três principais fatores que controlam o ciclo de crescimento capilar:
- Inibe a atividade da enzima que transforma a testosterona no hormônio que causa a queda de cabelo.
- Aumenta a densidade vascular ao redor do folículo piloso, facilitando o fornecimento de oxigênio e nutrientes para as células.
- Estimula a atividade metabólica das células do bulbo capilar, aumentando a diferenciação dos queratinócitos e favorecendo o crescimento do seu cabelo.
Outro ativo poderoso é o Scalp Shield Booster™. É rico em flavonoides e ácido leontopódico, que possuem funções antioxidantes e combatem os tão temidos radicais livres.
Além disso, o extrato é capaz de prevenir que os fios entrem fase de regressão dos folículos e caiam. Ou seja, eles permanecem por mais tempo na fase de crescimento.
E não para por aí! A fórmula do tônico também possui cafeína, ácido salicílico, goma de sorbitol e pantenol. Um tratamento completo para combater a queda capilar e melhorar a espessura dos fios.
Conheça o Tônico Antiqueda da ImuneHair e mude sua rotina capilar!
Quais alimentos ajudam o cabelo a crescer mais rápido?
Os principais alimentos que devem ser incluídos em sua rotina diária devem ser ricos em vitaminas A, C, E, ferro, zinco e proteínas. Incluem:
- carnes magras vermelhas: patinho, alcatra e filé mignon
- peixes: salmão, sardinha e atum
- vegetais: cenoura, batata-doce e abóbora
- leguminosas: feijão, lentilha e grão-de-bico
- verduras: espinafre, couve e brócolis
- frutas: laranja, acerola, morango e kiwi
A alimentação equilibrada é a principal aliada ao crescimento dos cabelos! Se sentir que precisa de suplementação, busque indicação do seu médico.
Cortar o cabelo acelera o crescimento?
Não, cortar o cabelo não acelera o crescimento. Porém, ele faz toda a diferença para a saúde dos fios e para a percepção de crescimento.
O cabelo cresce a partir do bulbo capilar, que fica dentro do couro cabeludo. O ato de cortar as pontas, que são uma parte "morta" do fio, não influencia no que ocorre na raiz.
Mas garante que o comprimento que você ganha a partir da raiz chegue até as pontas. De forma saudável e bonita, sem quebrar no meio do caminho.
Conheça as linhas Pro Recovery RX e UltraResistance
Que tal dar uma pequena ajuda para o seu cronograma capilar de crescimento acelerado? Com os produtos da linha Pro Recovey RX a etapa de reconstrução fica ainda mais potente.
É só higienizar bem o couro cabeludo e o comprimento dos fios com o shampoo e condicionador reconstrutor. Depois, aplique o Creme Vitalistic Repair e deixe agir conforme indicado na embalagem.
Se você sofre com queda de cabelo, a dica é a linha UltraResistance. Seus ativos fortalecem os fios desde a raiz e estimulam o crescimento capilar.
Gostou do artigo e quer aprender mais? Leia também: quais as causas e os tratamentos mais indicados para queda de cabelo?




